domingo, 1 de março de 2020

DR. JOSÉ PEDRO DRUMMOND - Edelberto Augusto Gomes Lima


O SENADOR PRATIANO QUE TEVE PARTICIPAÇÃO DECISIVA NA ESCOLHA DE CURRAL DEL REI (DISTRITO DE SABARÁ) PARA SE TORNAR A NOVA CAPITAL DE MINAS GERAIS.


      Logo após editada a presente obra, recebo das mãos do goiabalense (nascido em São José do Goiabal), Marlon Marques Vasconcelos, a notícia de um pratiano totalmente desconhecido das últimas gerações. A partir desta informação comecei a pesquisar sobre o mesmo e encontrei algumas passagens interessantes de sua vida.
     Trata-se do médico, advogado e senador estadual de 1891 a 1918, JOSÉ PEDRO DRUMMOND. Antes de citar alguns traços biográficos do mesmo, vou narrar o episódio que originou o título acima.

A MUDANÇA DA CAPITAL DE OURO PRETO PARA BELO HORIZONTE
Carl indo Lellis Ferreira, irmão do Dr. Edelberto de Lellis Ferreira, que viveu um período em Ouro Preto quando ainda era capital da Província de Minas Gerais e, a partir de 1889, a do Estado de Minas Gerais, escreveu sobre o tema:
           “…Os republicanos instalados no Governo Federal desejavam a mudança da capital para o centro geográfico do Estado, não somente para desenvolver Minas política e economicamente, mas também porque Ouro Preto, além de não oferecer condições adequadas face o seu relevo acidentado, guardava em sua história e arquitetura as marcas de um passado de dominação portuguesa, do qual se desejava distanciar”
Definido o propósito para a mudança, de imediato surgiram diversos candidatos, tais como: Santa Bárbara e seu distrito de São Francisco, serra do Caraça, Catas Altas do Mato Dentro, Várzea do Marçal, Jaboticatubas, os planaltos do Pium-í, da Mantiqueira e do Vale do Rio Doce, além do vale do Rio das Velhas.
Após estudos, foram selecionadas as seguintes localidades: Paraúna, Várzea do Marçal, Barbacena, Juiz de Fora e Curral Del Rei, distrito de Sabará.
Vendo que a mudança era irreversível, a situação política em Ouro Preto ficou em plena efervescência, ao ponto de, como se propalava, ter havido um movimento, liderado pelo 31º batalhão de caçadores sediado em Ouro Preto, para destituir Afonso Penna da Presidência do Estado, movimento este prontamente debelado pelo Presidente, com a transferência do coronel comandante do batalhão.
Sem clima para o congresso mineiro (na época constituído pelo Senado Estadual e a Câmara de Deputados), se reunir em Ouro Preto, o Congresso foi, provisoriamente, instalado em Barbacena, local em que realizou a histórica sessão.
Nas duas primeiras votações, Várzea do Marçal (localizado na região de São João Del Rei e Tiradentes), foi o local, por ampla maioria, escolhido, em detrimento de Curral Del Rei.
Segundo narrou Abílio Barreto, cuja odisseia está narrada em meu livro “Curral Del Rei – Sabará – sua origem até se transformar na nova capital de Minas Gerais.”, “o dr. JOSÉ PEDRO DRUMOND proferiu notável discurso, constantemente aparteado, e que impressionou fortemente a assembleia pela firmeza dos argumentos, pondo em confronto Várzea do Marçal e Belo Horizonte (Curral Del Rei), para concluir pela indiscutível vantagem desta sobre aquela localidade.”
Após o pronunciamento de JOSÉ PEDRO DRUMMOND, foi realizada uma terceira votação e nessa Belo Horizonte (Curral Del Rei) saiu vencedora por dois votos – 30 a 28.
Estava vitorioso Belo Horizonte (Curral Del Rei) pelos votos de José Pedro Drumond, Bias Fortes, Teixeira da Costa, Rebelo Horta, Frederico Augusto, Camilo de Brito, Ferreira Alves, Melo Franco, Xavier da Veiga, Costa Sena, Antônio Carlos, J. Nepomuceno Kubitschek, Álvaro Mata, Rocha Lagoa, Antônio Martins, Teodomiro Pereira, Eugênio Sales, Augusto Clementino, Sabino Barroso Júnior, Silva Fortes, Nelson Pimentel, Tavares de Melo, Souza Moreira, Viriato Mascarenhas, Henrique Diniz, Bernardino de Lima, João Luiz, Manuel Alves, Gomes Freire e Carlos Marques.
Segundo Abílio Barreto, os contemporâneos desse acontecimento contavam que o Sr. Antônio Carlos de Andrade, então enfermo, fora trazido em uma cadeira para votar a favor de Belo Horizonte (Curral Del Rei).
Nota: Antes de oficializada a mudança da capital, o que ocorreu em 12/12/1897, Curral Del Rei, pelo Decreto nº 36 de 12/04/1890, já passou a denominar-se Belo Horizonte, a pedido do povo de Sabará, como consta em artigo de minha autoria publicado na revista da Faculdade de Sabará, “O Acadêmico”, edição de dezembro de 2019, páginas 14/15.

NOTAS BIOGRÁFICAS DO DR. JOSÉ PEDRO DRUMMOND.
            Nasceu em São Domingos do Prata em 24 de fevereiro de 1855, e faleceu em Belo Horizonte, em 20 de novembro de 1923. Era filho de Antônio Manuel Freitas Drummond e de Maria Clara Freitas Drummond.
           Quando nasceu, São Domingos do Prata era distrito de Itabira do Mato Dentro. Em 30/05/1853, a freguesia de São Domingos do Prata deixa de pertencer a Santa Bárbara e incorpora-se ao território de Itabira, embora por pouco período, eis que alguns anos após tornou a ser distrito de Santa Bárbara, o que perdurou até 1890, quando emancipou-se definitivamente.
Fez estudos de Humanidades no colégio do Caraça e no seminário de Mariana. Em 1889, formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Após diplomar-se em medicina, fixou residência em Santa Bárbara (MG), onde clinicou por 16 anos e onde organizou, em 1892, a Companhia Industrial Vinhateira de Catas Altas do Mato Dentro. Foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara.
Resolvendo estudar também Direito, em 1902 bacharelou-se pela Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais.
Posteriormente, em Ouro Preto, foi eleito Senador Estadual a partir de 1891 e, reeleito sucessivamente, até 1918. Com a mudança da Capital, o prédio do Senado Estadual passou a ser em Belo Horizonte.
Como 1º Secretário da Mesa do Senado, empenhou-se decisivamente na aprovação do projeto da lei adicional à Constituição Mineira, que transferia a capital para Belo Horizonte, como já referido no início deste.
Foi ainda, gerente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais S.A., na capital mineira e Presidente da ACM (Associação Comercial de Minas), no período de 1911 a 1914.
Somente consegui apurar, em relação a sua passagem pelo Senado Estadual (o que não significa a inexistência de outras), foi na Sessão do dia 21 de junho de 1894, quando apresentou emendas a um projeto de lei propondo a criação de três escolas no município de Santa Bárbara, uma no município de São Domingos do Prata e outra no de Montes Claros. Em São Domingos do Prata foi uma escola mista no lugar denominado ANTÃO, distrito de Santo Antônio da Vargem Linda.
O nome do Dr. José Pedro Drummond aparece também como um dos articuladores no movimento para a Fundação do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais—IHGMG, ao lado de outros mineiros notáveis. “Em 1897 era Antônio Augusto de Lima quem dirigia novo apelo a comunidade de intelectuais mineiros. ... numa reunião realizada no “Clube Floriano Peixoto”, cujo presidente era o Coronel Júlio César Pinto Coelho que corporificou-se a ideia de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Francisco Mendes Pimentel era seu correligionário. No referido Clube associavam-se políticos, médicos, empresários e juristas como o professor e escritor Nelson Coelho de Senna, como o Senador José Pedro Drumond, o Dr. Prado Lopes, o Senador Bernardino de Lima, Dr. Cícero Ferreira, Dr. Olinto Meireles, Dr. Rodolfo Jacob, Dr. Vaz de Lima, Major João Líbano Soares, e muitas outras personalidades significativas do Estado.”  (www.ihgmg.gov.br)
Atualmente existe em Belo Horizonte, a rua Dr. José Pedro Drummond, que começa na avenida Assis Chateaubriand e termina na rua Brasópolis. Ela ainda corta as ruas Marechal Deodoro e Aquiles Lobo, ficando paralela à rua Silva Ortiz e avenida Francisco Sales.

NOTA: biografia, com alguma adaptação e acréscimos, extraída do Dicionário Biográfico elaborado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

OUTRAS PASSAGENS DE SUA VIDA.
           NOTA: Sem ainda ter descoberto que o ilustre Senador José Pedro Drummond era natural de São Domingos do Prata, na página 104, já havia reproduzido uma notícia do jornal “O Prateano”, edição de 14 de julho de 1895, sobre a ESTRADA DE FERRO PRATEANA, envolvendo o ilustre pratiano.

DR. JOSÉ PEDRO DRUMMOND E O “ANUÁRIO DE MINAS”. 1913
Em uma edição de 1913, o “Anuário de Minas”, ao noticiar a composição do Senado Mineiro, constou, em relação ao Dr. José Pedro Drummond, ter ele sido médico, banqueiro e professor da Faculdade de Direito e da Faculdade de Odontologia, ambas de Belo Horizonte.
Contudo, outras facetas deste grande pratiano, totalmente desconhecido pelos seus conterrâneos, não foram mencionadas pelo “Anuário”, como se demonstra no decorrer deste.

IMPLANTAÇÃO DE UMA INDUSTRIA VINHATEIRA – 1892
O jornal “Minas Gerais”, em sua edição do dia 16 de julho de 1892, noticiou:
“O exmo. Sr. dr. Affonso Penna acaba de receber o seguinte telegrama: Instalada ontem companhia vinhateira, Serra do Caraça Drummond.
Este telegrama é um verdadeiro brado de animação àqueles que se interessam pelo progresso agrícola do Estado.
A instalação de uma companhia na quadra presente parece a quantos têm antes os olhos os descalabros econômicos dos últimos tempos, uma dificuldade insuperável, senão uma utopia impertinente, e efetivamente assim o é para uma multidão de empresas, que a agiotagem de uns, de mãos dadas com a especulação de outros, ainda de vez em quando acena as economias dos incautos ou imprevidentes.
No caso de que nos ocupamos, porém, outras são condições que nos sugere a instalação da Companhia Vinhateira na Serra do Caraça, que além de representar um nobre esforço digno de imitação, abre espaço em proporções ainda desconhecidas ou muito raras entre nós, à expansão de uma indústria destinada a trazer para as zonas consideradas pobres do nosso Estado, dias de uma pujança talvez superior àquela de que gozam as regiões mais favorecidas do território mineiro.
Não cabe nos estreitos limites de uma simples notícia a enumeração completa dos argumentos, que nos saltam do bico da pena, em favor da tese que ali deixamos registrada; esperamos entretanto poder com mais espaço ocuparmos deste, um dos assuntos de maior importância para Minas Gerais e (quem sabe si vaticinamos?) talvez mesmo a propósito dos resultados certos da auspiciosa companhia, cuja instalação nos anuncia o telegrama recebido pelo ilustre Presidente do Estado.”

ANÚNCIO DA COMPANHIA VINHATEIRA – 1892
O jornal “Minas Gerais”, em sua edição do dia 1º de agosto de 1892, publicou o seguinte anúncio:

              “COMPANHIA VINHATEIRA – SERRA DO CARAÇA.
           Por este convido aos acionistas para fazerem a 4ª prestação, que é de 10%, até o dia 25 de dezembro próximo.
              Santa Bárbara, 23 de novembro de 1802.
              O presidente, dr. José Pedro Drummond.”

DELEGADO DE HIGIENE – 1893
O jornal “Minas Gerais”, em sua edição do dia 29.03.1893, publicou:
“INSPETORIA DE HIGIENE.
Oficiou-se ao dr. Secretário do Interior propondo a nomeação do dr. José Pedro Drummond para delegado de higiene do município de Santa Bárbara.”

ASSEMBLEIA GERAL DA COMPANHIA VINHATEIRA – 1897

         Publicou o jornal “Minas Gerais”:
         “COMPANHIA VINHATEIRA.
                       Serra do Caraça.
         Convido os senhores acionistas desta companhia para, no dia 10 de fevereiro próximo, se reunirem na cidade de Santa Bárbara em assembleia geral, § 1º, do A. 20 dos estatutos.
         Ouro Preto, 18 de janeiro de 1897.
         O presidente da companhia, dr. José Pedro Drummond.”

 COMUNICANDO MUDANÇA DE RESIDÊNCIA EM OURO PRETO – 1897
         O jornal “Minas Gerais”, em sua edição do dia 21/04/1897 dava a seguinte notícia:
       “O sr. Senador dr. José Pedro Drummond nos comunicou ter transferido sua residência da rua do Paraná para a de Água Limpa.”

Praça 7 - BH aproximadamente em 1900

 MUDANDO PARA BELO HORIZONTE – 1898
         O jornal “Minas Gerais”, edição do dia 10/01/1898, noticiava:
         “Despedida.
         O dr. José Pedro Drummond e sua família, retirando-se para Belo Horizonte, onde vai fixar a sua residência e não podendo despedir-se das pessoas de sua amizade, o fazem por este, pondo à disposição das mesmas o seu préstimo naquela cidade.”


VOTAÇÃO OBTIDA EM DIVERSOS MUNICÍPIOS MINEIROS,
NA SUA ELEIÇÃO PARA SENADOR ESTADUAL EM 1892.
EM CAETÉ:
José Pedro Drummond – 136; Para Presidente do Estado: Afonso Penna - 138
EM MARIANA:
José Pedro Drummond - 38; Para Presidente do Estado: Afonso Pena - 98
EM BOCAIUVA:
José Pedro Drummond - 149; Para Presidente do Estado: Afonso Penna - 153
EM SABARÁ:
José Pedro Drummond - 3; Para Presidente do Estado: Afonso Penna - 58
EM PIRANGA –
José Pedro Drummond: 39; Para Presidente do Estado: Afonso Penna - 71
COMARCAS DO RIO PRETO, SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO, SACRAMENTO, PONTE NOVA E PRADOS.
José Pedro Drummond - 6.517; Para Presidente do Estado: Afonso Penna - 20.187
COMARCAS DE CURVELO, CAMPO BELO, QUELUZ, CONCEIÇÃO E PALMAS.
José Pedro Drummond - 7.709; Para Presidente do Estado: Afonso Penna - 23.137
COMARCA DE ABAETÉ, MONTE ALEGRE, ALÉM PARAÍBA, PRATA E ITAJUBÁ.
José Pedro Drummond - 8.119; Para Presidente do Estado: Afonso Penna - 24.542
SANTO ANTÔNIO DO MACHADO, PASSOS, TRÊS PONTAS, TRÊS CORAÇÕES DO RIO VERDE, RIO CLARO, MONTES CLAROS, SANTA LUZIA DO RIO DAS VELHAS, CARMO DA BAGAGEM E POUSO ALEGRE.
José Pedro Drummond - 9.487; Para Presidente do Estado: Afonso Penna - 27.223
COMARCAS DE SANTA RITA DO SAPU CAI, CARANGOLA, CAMPANHA, GRÃO MOGOL E PEÇANHA.
José Pedro Drummond - 10.205; Para Presidente do Estado: Afonso Penna - 29.702
COMARCAS DE BAGAGEM, MUZAMBINHO E JAGUARI.
José Pedro Drummond: 11.437; Para Presidente do Estado: Afonso Penna: 36.529
COMARCA DE ALVINÓPOLIS E JANUÁRIA.
José Pedro Drummond: 14.187; Para Presidente do Estado: Afonso Penna: 40.908.
COMARCA DE BOAVISTA DO TREMEDAL.
José Pedro Drummond: 15.058; Para Presidente do Estado: Afonso Penna: 42.676
COMARCAS DE PARACATU, DORES DA BOA ESPERANÇA, PIRANGA, MANHUAÇU E SALINAS.
José Pedro Drummond: 12.137; Para Presidente do Estado: Afonso Pena: 38.179.
SÃO MIGUEL DO PIRACICABA.
José Pedro Drummond -79

NOTA:  Não encontrei a votação que obteve em São Domingos do Prata. Nessa eleição o Dr. José Pedro Drummond foi eleito senador estadual e Afonso Penna presidente do Estado. A eleição se realizou em 15.11.1892.

PROCLAMAÇÃO DO RESULTADO.
“Nestes termos, é a comissão de parecer que sejam reconhecidos e proclamados senadores do Estado de Minas Gerais os srs. Drs. Francisco Silviano de Almeida Brandão, Virgílio Martins de Mello Franco, Joaquim Carneiro da Costa Sena, José Pedro Drummond, João Nepomuceno Kubitschek, Levindo Ferreira Lopes, Frederico Augusto da Silva, Necésio José Tavares, Comendador Joaquim Antônio Florais da Silva, Joaquim Antonio Dutra, Josino de Paula Brito, Francisco de Paula Rocha Lagoa.”

___________________________________

Do livro NOTÍCIAS DO ANTIGO SÃO DOMINGOS DO PRATA E SEUS DISTRITOS




3 comentários:

  1. Bom dia Fábio

    Que rica postagem, gosto imensamente de ler sobre pessoas ilustres, seus feitos e tudo mais, gostei do título do cargo "Delegado de Higiene" tudo o que se refere às Gerais eu aprecio, sou fá desse maravilhoso estado e você transmitiu com uma maestria ímpar.

    Tenha um ótimo dia. Refine os cuidados com a saúde nesse crucial momento.
    Abraços aqui da Paraíba.

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho de pesquisa! SDPrata sempre na vanguarda!!

    ResponderExcluir