segunda-feira, 2 de julho de 2018

Dr. José Ricardo Rebello Horta - Edelberto A. Gomes Lima

DR. JOSÉ RICARDO REBELLO HORTA


PRATIANO ILUSTRE, TOTALMENTE DESCONHECIDO DE SEUS CONTERRÂNEOS, FILHO DE EX-AGENTE EXECUTIVO DE SÃO DOMINGOS DO PRATA E NETO E EX-PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS.


    Pratiano ilustre, desconhecido da maioria de seus conterrâneos, por ter feito grande sucesso em outra região – foi, entre outras atividades, Deputado Estadual.

     Nasceu em São Domingos do Prata em 21 de abril de 1879, quando o Prata ainda era distrito de Santa Bárbara.

     Antes de tecer algumas considerações sobre o mesmo, faço-o primeiro em relação ao seu pai.

     Era filho de Manoel José Rebello Horta e de Amélia Rosa Drummond Horta, (o pai era natural de Santa Bárbara), tendo-se radicado durante longo tempo em São Domingos do Prata, havendo sido Presidente da Câmara e Agente do Executivo no período de 1908 a 1912. Veja algumas notas sobre o pai dele, no final.

      José Ricardo Rebello Horta foi neto de um ex-presidente da Província de Minas Gerais, homônimo de seu pai. (Na época, os presidentes das Províncias eram nomeados pelo imperador).

 Fez o curso de Humanidades no Colégio do Caraça e no Seminário de Mariana e bacharelou-se pela Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais em 1906. (Faculdade que existia em (Ouro Preto e foi o embrião da atual Faculdade Federal de Direito de Belo Horizonte)

Logo depois de formado exerceu o cargo de Promotor Público em Campo Belo.
Foi promotor de Justiça em Juiz de Fora e posteriormente promotor e juiz municipal em Viçosa, onde fixou residência definitivamente.
      Em 1932, por nomeação do Presidente Olegário Dias Maciel, foi Prefeito de Viçosa onde voltaria a advogar, ao concluir o segundo mandato parlamentar.

 O jornal “O Imparcial”, de São Domingos do Prata, em sua edição de 06.09.1908, dá a seguinte noticia:

“Com a sua exma. família partiu para Viçosa, Comarca onde exerce as funções de promotor de justiça, o Sr. Dr. José Ricardo Rebello Horta.”

        Posteriormente em Viçosa, foi Presidente da Câmara e Agente Executivo no período de 1913 a 1918. De 1919 a 1926, por duas legislaturas, foi Deputado Estadual. Em 1932, foi nomeado Prefeito de Viçosa.

        Faleceu em Viçosa em 05 de junho de 1948.

        A sua esposa chamava-se Noemi de Andrade Horta e era natural de Itabira. Tiveram os seguintes filhos: Ruth Rebello Horta, Célia Rebello Horta, Abigail Rebello Horta, Maria de Lourdes Rebello Horta, Nícia Rebello Horta Maciel e Moacyr Rebello Horta, este, natural de Viçosa, foi desembargador no Estado do Rio de Janeiro, tendo em 1971, tomado posse como presidente do Tribunal de Justiça do então Estado da Guanabara.

NOTAS: Notas biográficas adaptadas das contidas nos livros “Revivendo a história de São Domingos do Prata” e “São Domingos do Prata: Fragmentos de sua história”.

        MANOEL JOSÉ REBELLO HORTA, (pai de José Ricardo Rebello Horta).

 Manoel José Rebello Horta (era natural de Santa Bárbara), tendo-se radicado durante longo tempo em São Domingos do Prata, havendo sido Presidente da Câmara e Agente do Executivo no período de 1908 a 1912.

Era homônimo de seu pai, que foi Presidente da Província de Minas Gerais.

Em 1893, foi eleito para Presidente da Câmara e Agente Executivo tendo renunciado ao mandato antes mesmo de tomar posse.

        Os motivos pelas quais renunciou estão contidos o livro “Recontando a história de São Domingos do Prata”.
        Ver ainda, essa e outras passagens sobre o mesmo em meu livro “Recontando a História de São Domingos do Prata”, páginas. 11, 27, 56, 58, 72 e 182.

        Edelberto Augusto Gomes Lima.

        (Os livros acima, compõem o acervo, entre outras bibliotecas, a do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, situado na Rua dos Guajajaras, 1268, em BH, próximo a Praça Raul Soares).



Nenhum comentário:

Postar um comentário