quarta-feira, 24 de agosto de 2016

CINZA OU BRILHANTE? - Fábio Americano

CINZA OU BRILHANTE?
Fábio Americano

Acordei hoje e olhei pela janela; um dia cinzento, com a chuva caindo insistentemente e a visibilidade se limitando a algumas dezenas de metros...

Surpreendentemente me ocorreram sentimentos e pensamentos pouco comuns ao meu dia a dia: “Que lindo dia! ”, e eu pela primeira vez vi desta forma a beleza de um dia cinzento e chuvoso. Fiquei extasiado contemplando as maravilhas da chuva e do dia cinzento. Como eu nunca observei este panorama apesar dele se repetir várias vezes todos os anos.  Somente hoje me dei conta de observar este lindo dia cinza com os olhos físicos e os do entendimento. As reflexões foram muitas e após me preparar, saí para o trabalho.

Já no trabalho de onde desfruto de belíssimas vistas da cidade e de esplendorosos momentos do anoitecer e do pôr do sol, em determinado momento por instantes voltei a desfrutar do cenário cinza e chuvoso, agora, podendo ver também uma avenida cheia de carros com transito lento e pessoas apressadas quase correndo para fugir da fina chuva.

Nesta hora, mais reflexões das quais registro algumas.

Existem os dias cinzas, os dias brilhantes e outros dias absolutamente normais, que não chamam atenção. Independentemente das características do tempo, existem em cada um destes dias infinitas variáveis; quente, frio, morno, chuvoso, nublado, tempestades, claro, escuro, intermédio, muito vento, pouco vento e abafado ou simplesmente ventilado e assim por diante. Quantas variáveis se combinam criando grandes dificuldades em definir e descrever os dias.

Assim também é a vida e os dias vividos que também tem infinitas combinações entre o bem-estar e o mal-estar, entre a alegria e a tristeza, entre atividades úteis e a inercia, entre a felicidade e a infelicidade, e assim por diante. Conhecer todos os fatores que determinam as minhas oscilações temperamentais, meus estados de animo, o nível de minhas energias físicas, psicológicas e espirituais, o meu bom humor e alegria é algo extraordinário e desafiador, um precioso capitulo do conhecer-se a si mesmo.

Mas passando para o campo experimental, para o prático, vi neste dia cinza excelentes oportunidades de reflexões, de olhar para dentro, de conversar comigo mesmo. Parece que a natureza fecha um pouco a visão externa para criar a oportunidade de eu me ver por dentro, ver meu mundo interno, ver e sentir o mundo dos pensamentos e sentimentos.

E olhando o sofrimento e angústia de muitos motoristas no transito pensei: que oportunidade extraordinária de cultivar a paciência, a tolerância, a serenidade, a contenção, o respeito, a colaboração; que extraordinária oportunidade de aproveitar o tempo parado no transito para fazer uma revista nos pensamentos e sentimentos, para planejar, para fortalecer propósitos, para pensar nas pessoas que quero bem, para ouvir uma belíssima página musical que exerça atração ao espirito e ao superior, enfim para pensar generosamente em mim mesmo e todas as minhas questões existenciais que beneficiem meu espírito.

Os conhecimentos transcendentes ou logosóficos são preciosos para a conquista desta capacidade de observar o que acontece no interno e para nos orientar sobre como nos conduzir em cada dia da vida, seja ele cinzento ou luminoso.


Que todos possam ter muitos dias CINZA, porém BRILHANTES e LUMINOSOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário